O Espectro continua rondando...

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Extra! Extra! Eleições no inferno... Extra!


Eu não acredito nisso! Cuba tem eleições! Mas como!? O diabo do Fidel Castro não é o ditador que não deixa o povo escolher nada!? Agora vem com esse papo de que mais de 95% dos cidadãos aptos!!! Não, não e não! Cuba tem que ser ditadura... senão eu choro...rs
Pra quem só acusa de ditadura, está aí uma chance de refletir um pouco sobre. Até porque eles votam também se são a favor ou contra o regime.
A saber:
- Duração de 30 meses do mandato;
- Nenhum representante recebe salário;
- Qualquer representante pode ser deposto do cargo mediante reunião do comitê do bairro com voto aberto.

Beijos e abraços,

Paulo

PS: Não saiu na V***, nem na F****, nem na G**** com o Wi***** Wa** dando a notícia com seu "belo sorriso democrático".

Fonte: http://www.granma.cu/portugues/2007/octubre/mar23/43voto.html

Votaram 95,4% dos eleitores

• Foram às urnas 8.174.350 cidadãos para eleger os vereadores do Poder Popular, segundo dados preliminares

MAIS de 8.174.350 cubanos votaram no domingo, dia 21, para eleger os vereadores, cifra que representa 95,44% dos eleitores.

Em entrevista coletiva no fechamento desta edição, a presidenta da Comissão Eleitoral Nacional, María Esther Reus, disse que esses números preliminares podem crescer. Acrescentou que no domingo, 28, haverá um segundo turno em 2.971 circunscrições, nas quais nenhum dos candidatos conseguiu mais de 50% estabelecido.

Manifestou que desta vez foram eleitos como vereadores 12.265 cidadãos; deles, 3.288 são mulheres, isto é, 26,81%; 2.053 são jhovens, ou seja, 16,74%, enquanto 5.776 foram reeleitos, 47,09% dos atuais representantes da cidadania nos órgãos locais de governo.

Também a ministra da Justiça qualificou as eleições em Cuba como um sucesso de massa, devido à participação entusiástica e ativa da população. Salientou também o nível de preparação e de asseguração de todo o processo.

Inclusive, nas províncias orientais, assinalou, onde as chuvas intensas prejudicaram recentemente as comunicações e as vias de acesso, as eleições fluíram com agilidade e qualidade graças à busca de variantes ou alternativas perante esses desafios.

Reus explicou que em breve seriam oferecidos os resultados finais deste primeiro turno, pois nesse momento estavam sendo confrontados com os registros oficial, público e computadorizado de eleitores.

Em nome da Comissão Eleitoral Nacional, transmitiu um reconhecimento a todo o povo; às 190 mil pessoas designadas como autoridades eleitorais e àqueles que apoiaram todas as instâncias e que com seu esforço garantiram que mais uma vez as eleições em Cuba se efetuassem com transparência e democracia.

Ao ser perguntada por jornalistas estrangeiros, María Esther Reus respondeu que uma terceira parte dos candidatos propostos pelas massas para vereadores não são militantes do Partido Comunista de Cuba, pois esse não é um quesito exigido para ser postulado.

Inclusive, esclareceu, também não se leva em conta aqueles que são líderes religiosos, pois todo cubano ou cubana, sem distinção de crença, pode ser eleito vereador.

Assinalou, ademais, que a data para a eleição dos governadores e dos deputados do Parlamento será informada oportunamente.

Nenhum comentário: